O curso de piloto privado é o primeiro passo para quem quer se tornar um piloto de avião comercial. No Brasil após o piloto-aluno terminar o curso, que tem duração aproximada de 4 meses, realiza - se uma prova na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Se o candidato passar no teste da ANAC, ele receberá o Certificado de Conhecimentos Teóricos. Com esse certificado, o piloto-aluno pode realizar as horas de vôo (no mínimo, 40 horas). Ao concluir a quantidade mínima de horas de vôo, o aluno irá fazer um vôo de check com um instrutor da ANAC e, se passar, ele poderá pilotar aviões privados em vôos diurnos (VFR) sem remuneração. O curso teórico aborda as seguintes matérias:
- Navegação Aérea;
-Aeronaves e Motores;
-Aerodinâmica e teoria de voo;
-Regulamentos do trafego aéreo;
-Meteorologia.
Piloto de Avião.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Piloto Privado - 1º Passo para um PILOTO.
Piloto Comercial - 2 º Passo para um PILOTO.
O piloto comercial (PC), ao contrário do piloto privado (PP), já pode voar tendo remuneração. Para se tornar um piloto comercial, o piloto precisa voar cerca de 150 horas como PP, para poder obter o certificado de piloto comercial. No Brasil, este certificado é concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O certificado de piloto comercial permite voos diurnos desde que em condições de voo visuais (VFR). Para realizar voos noturnos, deverá ter recebido instrução duplo comando em voo noturno, incluindo decolagens, pousos e navegação. Para poder realizar voos por instrumentos (IFR) é necessária uma licença específica. Ser um piloto comercial é um passo intermediário para se tornar um piloto de linha aérea (PLA).
Piloto de Linha Aérea - O topo da carreira de PILOTO.
O Piloto de Linha Aérea (PLA) é o topo da carreira de um piloto de avião. O certificado de piloto de linha aérea é concedido, no Brasil, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e permite voar nos aviões comerciais das grandes companhias aéreas, como a Gol, TAM, Azul Linhas Aéreas, entre outras.
Para se tornar um piloto de linha aérea, é necessário que a pessoa tenha voado 1.500 horas como piloto comercial.
Fokker 100
Boeing 777
O Boeing 777 é um avião widebody de longo alcance, projetado e fabricado pela companhia norte-americana Boeing. É o maior avião bi-jato do mundo, com o motor mais potente já produzido. Pode transportar entre 283 e 368 passageiros na configuração de três classes, por até 17.000 km, ligando as principais capitais sem escala. As principais características visuais do Boeing 777, que o diferem dos demais aviões, são o diâmetro de suas turbinas turbofan (são as maiores do mundo), seu trem de pouso com seis pneus cada (total de 12), e sua fuselagem tipicamente circular e comprida.
Airbus A340
O Airbus A340 é um avião civil de passageiros de longo alcance e larga fuselagem da Airbus, o consórcio europeu de fabricação de aeronaves. É muito similar ao Airbus A330, mas está equipado com quatro motores em vez de dois. Seu desenvolvimento começou em 1981, quando ainda era chamado de TA11.
O A340 foi lançado em 1987, um avião de longo-alcance, como complemento do A320 de curto-alcance e o Airbus A300 de médio-alcance.
Airbus A330
Airbus A321
Airbus A320
Boeing 737-700
O Boeing 737-700 foi lançado pela Southwest Airlines em 1993 entrou em serviço em 1998. Possui o maior alcance de todos os tipos de 737, e é um competidor direto do A319. Normalmente, comporta 132 passageiros em uma cabina de duas classes, ou 149 em configuração única. Uma versão executiva desta aeronave é oferecida como BBJ1 .
Boeing 737-800
O Boeing 737-800 era uma versão mais longa do 737-700, substituindo diretamente o 737-400. O modelo 800 foi lançado pela Hapag-Lloyd Flug (atualmente Hapagfly) alemã em 1994, entrando em serviço em 1998.